Quando procurar um especialista?
Tempo é óvulo, ao nascer, a mulher tem até dois milhões de óvulos, na puberdade, são até 500 mil, e a cada ciclo menstrual, cerca de mil óvulos são perdidos.
Se você está tentando engravidar a mais de 1 ano e o positivo não veio, está na hora de procurar um especialista. Caso tenha mais de 35 anos, esse tempo reduz para 6 meses. Tempo é óvulo, não adie o seu tratamento!
Muitas pessoas planejam ter um filho em algum momento de sua vida, embora pareça um processo simples, não é o que acontece em alguns casos. Sabe-se que um casal tendo duas relações sexuais semanais, sem nenhum fator limitante, a taxa mensal de gestação espontânea é de 20% e 85% dos casais após um de tentativa conseguem obter uma gravidez, os outros 15% sofrem algum tipo de infertilidade.
Os estudos recomendam procurar um especialista após o período de 1 ano de tentativas sem sucesso em mulheres com idade até 35 anos, porém, deve-se antecipar essa pesquisa quando já é conhecido algum fator que interfira na fertilidade do casal, tais como síndrome de ovários policísticos, irregularidades menstruais, baixa reserva ovariana ( que pode levar a menopausa precoce), doença inflamatória pélvica, endometriose, cistos ovarianos, miomas, cirurgias pélvicas anteriores, quimioterapia, radioterapia, varicocele, cirurgia de hérnia inguinal e alterações no espermograma.
Caso esse seja seu sonho, não adie a busca por ajuda especializada, pois o tempo é um pilar importante para a fertilidade!