Infertilidade masculina, também chamada de fator masculino da infertilidade conjugal, é uma doença caracterizada pela impossibilidade de engravidar a parceira após 12 meses de suspensão do método contraceptivo usado pelo casal.
É uma condição do sistema reprodutivo que impede a concepção de um bebê. Ela está associada a diversas causas, podendo ser hormonais, congênitas, idiopáticas, genéticas e entre outras.
A infertilidade masculina pode ser causada por:
Causas idiopáticas: ausência de causa conhecida pela medicina, corresponde à metade dos pacientes avaliados com infertilidade.
Varicocele: é a causa mais frequente de infertilidade masculina e é determinada por varizes testiculares que alteram a produção de espermatozoides.
Vasectomia: método contraceptivo cirúrgico masculino, cujo objetivo é causar esterilidade que passa a ser um problema quando o homem se arrepende ou muda de parceira.
Causas genéticas: mais raras, são determinadas por alterações nos cromossomos, como por exemplo:
Kleinefelter;
Microdeleções de cromossomo Y;
Agenesia congênita de vaso deferente.
Causas hormonais: a produção de espermatozoides depende de um controle hormonal dado pela hipófise (glândula no sistema nervoso central). Doenças congênitas (de nascimento) ou adquiridas podem danificar a hipófise e sua função.
Doenças congênitas: alterações no desenvolvimento normal dos testículos e trato genital como criptorquidia (testículo não descido) e hipospadia (mal posicionamento da uretra).
Causas gonadotóxicas: são substâncias, agentes ou ambientes que alteram a função dos testículos como: anabolizante (testosterona), radiação (radioterapia, RX em altas doses), químicos (quimioterapia, solventes orgânicos, pesticidas agrícolas) ou altas temperaturas (fundição industrial, fornos e sauna).
Infecciosas: todo processo infeccioso ou inflamatório dos testículos pode danificar a produção de espermatozoides, a mais conhecida é a infecção dos testículos pelo vírus da caxumba.
QUAIS DOENÇAS QUE PODEM DEIXAR O HOMEM ESTÉRIL?
Dentre as doenças mais conhecidas podemos citar: infecção dos testículos pelo vírus da caxumba, câncer de testículo, linfomas e leucemias, tumores do sistema nervoso central, tumores de retroperitônio, diabetes e infecção na próstata.
COMO DIAGNOSTICAR ESTERILIDADE MASCULINA?
Para diagnosticar corretamente é preciso saber a história direcionada a fertilidade, exame físico, exame de espermograma e, se necessário, exames complementares (dosagens hormonais, avaliação genética e exames de imagem).
Agende sua consulta, eu posso te ajudar!
#SAUDEEFERTILIDADE #TENTANTES #INFERTILIDADE #INFERTILIDADEFEMININA #INFERTILIDADEMASCULINA #CAUSASDAINFERTILIDADE #CAUSASDAINFERTILIDADEMASCULINA
Opmerkingen